15 ene 2009

Encontro feminista autônomo: Fazendo comunidade na casa das diferenças

aqui en lengua brasilera

Este encontro não conta com nenhum apoio financeiro, a sua realização só é possível graças a nossa garra e parcerias estabelecidas ao longo das caminhadas.

Cantamos, rimos, questionamos e subvertemos os diferentes regimes de controle e opressão das mulheres. Atuamos para impedir que o Patriarcado continue a dançar no ritmo das impunidades, das alianças nefastas com o capitalismo neoliberal e militarista, com a xenofobia e o racismo galopantes, que produzem pobreza, perseguições, dominação sobre os nossos corpos e desejos.
O feminismo autônomo latino-americano e caribenho enfrenta com prazer e dignidade este regime político heterossexual do qual fazem parte as pessoas que se escondem detrás das suas práticas amorosas por uma migalha de respeito machista. Nós não aceitamos a heterossexualidade normativa, nem o classismo, nem o racismo, nem sexismo, nem a discriminação pela idade, nem tampouco a destruição ambiental. Com a força de nossa história rebelde seguimos construindo a vida que almejamos para nós e para toda a humanidade.


Retomamos as histórias de tantas feministas que tem pensando, criado, imaginado outros mundos distintos, fora das instituições, agências, governos e partidos, que definem o futuro de um movimento feminista hegemônico que corre atrás de uma fatiazinha do bolo, do reconhecimento dos Estados em troca de pensar e atuar baixo normas definidas por eles e suas instituições.
Enquanto isso continuamos agindo, pensando, de-generando, regenerando e gerando ações, sensações, palavras. Gostamos de dançar e dançamos, seja no ritmo da teoria e da prática, seja no do blues, do samba, do rock, da chacarera, da trutruca, do kultrún e dos tambores…

VAMOS NOS JUNTAR NO MÉXICO!!
Esta proposta surge de lésbicas feministas autônomas de diferentes países da América Latina e do Caribe.
- porque nos agrada e porque queremos;
- porque nos interessa mostrar lógicas alternativas fora dos volumosos recursos financeiros e dos grandes hotéis para nos encontrarmos;
- porque somos rebeldes com causa e nos esforçamos em sonhar com o impossível porque “o possível” já demonstrou que dói e é injusto;
- porque se faz necessário seguir repensando criticamente o feminismo que queremos construir desde a autonomia, desde o nosso fazer, desde nosso sentir, desde nossos desejos, sexualidades, vidas e projetos políticos;
- porque questionamos as lógicas institucionais, partidárias, “de gênero”, a-críticas e negadoras do feminismo como enfoque político e revolucionário que parece se anunciar no XI Encontro Feminista regional;
- porque não renunciamos ao verdadeiro sentido dos encontros entre companheiras feministas que, acreditamos, é o de contribuir para uma luta radicalmente antipatriarcal, anticapitalista, antiracista e antihegemónica.

O nosso encontro será dias antes do XI Encontro Feminista
- para falar desde e entre nós;
- para tecer cumplicidades e criatividades, distintas e rebeldes;
- para seguir desenvolvendo nossos ideais e propostas que no seu momento se darão a conhecer no XI Encontro Feminista.
O Encontro será autogestionado. Estamos procurando as formas de chegar ao México e de nos instalar no DF, num lugar para refletir, debater, nos alegrar de estarmos juntas, pensar, dançar, cantar, acolher, trepar e rir.

FEMINISTAS AUTÔNOMAS DES-CONSTRUINDO, DE-GENERANDO, RE-PENSANDO, RE-ATUANDO, COM-VIVENDO.

periodo: quinta-feira 12 a domingo 15 de março (4 dias)
CIDADE: DF – MÉXICO

DIA 1: entre drinks, risos, cantos, poemas: CELEBRANDO O RETORNO DAS NON GRATAS!!!!
Manhã: chegadas e acolhidas

12hs. Abertura:
- Apresentação das participantes;
- Acordos de funcionamento e convivência;
- Almoço coletivo.

16hs: COMO ESTAMOS? Nossa história.
Juntas pensaremos e desenharemos uma metodologia que junte a história da autonomia feminista destacando:
- o seu nascimento,
- os contextos históricos,
- as estratégias,
- o pensamento que a sustenta.
- Acertos e erros.
- Autocríticas.
Como ponto de partida, algumas companheiras, entre elas “Las próximas”, “Las Dignas”, “Las Cómplices” , “Comunidad Mujeres Creando Comunidad”, “Memoria Feminista”, “las chinchetas”, farão um pequeno relato a partir de seus olhares.

22.00 horas: Arte feminista
Apresentação de livros

- MULHERES REBELDES apresentam EM REBELDÍA.
- Editora en la frontera apresentará o seu novo livro.
- Soñé que soñaba: una crónica del movimiento feminista en Colombia de 1975-1982.
- Julieta Paredes Hilando fino (do ponto de vista do feminismo comunitário).

Exposições:
- Fotografias : marian pessah

DIA 2: ONDE ESTAMOS?
das 9.00 as 13.00: Como caracterizar o pensamento/ ações do feminismo autônomo hoje:
- Quais os seus argumentos políticos
- O que estamos fazendo em ações, propostas, utopias, alianças etc.
- Satisfações e erros.

das 15.00 as 19.00: PARA ONDE VAMOS?
- Propostas para fortalecer um pensamento autônomo situado, anti-essencialista, atravessado pela multiplicidade de identidades e opressões.
- Compromissos urgentes e ineludíveis do nosso agir;
- Alianças efetivas e potenciais;
- Informe sobre o processo de construção do VIII Encontro Lésbico Feminista Latinoamericano y Caribeño.
- Propostas para articular ações para o Encontro lésbico.

22.00 horas: Baile e conversas


DIA 3: Estratégias de interferências autônomas no XI Encontro Feminista.
DIA 4: Foro com mulheres de outros movimentos sociais.
Inclui diálogo sobre o Femicídio no México. Estarão presentes mães e familiares das jovens assassinadas em Ciudad Juarez : Marixela Ortiz e Norma Andrade -fundadoras de Nuestras Hijas de Regreso a Casa - ameaçadas de morte por lutar contra a matança das mulheres. Também estará presente Dona Mere, lutadora contra o extermínio de mulheres em Chimaluacan, Estado do México.Os debates serão acompanhados de um documentário: Señorita Extraviada ou Bajo Juárez.


Muita rebeldia e muita luta
Só a desobediência nos fará livres
Luta ama a Victoria e Rebeldia namora com Paixão
Faz anos que a gente vem lutando contra a heterossexualidade obrigatória, é hora de lutar, também, contra a monogamia imposta.

Importante: no Encontro feminista autônomo: Fazendo comunidade na casa das diferenças não se cobrará nenhum tipo de entrada, nem hospedagem. Faremos uma vaquinha. Diariamente, para bebidas e alimentação, vamos passar o chapéu para juntar nossos trocados.

2 comentarios:

  1. voy pa llá!! en dominicano: "vamo a armá un coro fuerteeee!!!"
    Sigo creyendo en nuestras revoluciones..

    ResponderBorrar
  2. me gusta el blog...pero le falta conectarse con el flickr de marian y otros, como también link de otras blogas...es decir es una propuesta o mejor dicho, es lo que a mí me gustaría. Cariños cecilia♀

    ResponderBorrar